O que você diria se soubesse que o Brasil está atravessando um verdadeiro ponto de virada em termos de financiamentos verdes? Em um cenário em que a sustentabilidade e a preservação ambiental ganham cada vez mais importância, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acaba de divulgar números impressionantes que podem mudar a trajetória do país e de seu ambiente.

Nos primeiros sete meses de 2024, o BNDES aprovou mais de R$ 7,3 bilhões em financiamentos pelo Programa Fundo Clima. Para você ter uma ideia do que isso representa, esse valor já é 2,5 vezes superior ao total de aprovações do programa desde sua criação em 2013, que foi de R$ 3 bilhões até o ano passado. Impressionante, não é mesmo?

Esse montante, que corresponde a 70% do total previsto para o programa, está sendo direcionado a projetos que vão desde energia eólica até mobilidade urbana, passando por inovações como a eletrificação de frotas de ônibus. E o impacto vai além, pois essas operações evitarão ou removerão impressionantes 3,3 milhões de toneladas de CO2-equivalente anualmente. Isso equivale a reduzir 63% das emissões dos voos domésticos brasileiros!

Mas não paramos por aí. O Fundo Clima também gera emprego, contribuindo com a criação de 15,2 mil postos de trabalho verdes – uma diferença significativa se compararmos aos 753 empregos gerados no ano passado. E a expansão do programa nas regiões Norte e Nordeste mostra um comprometimento com a equidade regional, tendo o valor aprovado no Nordeste aumentado 19 vezes em relação a 2022.

E você, o que pensa sobre esses avanços significativos? Como você imagina que esses investimentos em sustentabilidade podem impactar sua vida ou a realidade em sua cidade? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Caso tenha gostado do conteúdo e queira ver mais postagens como essa, não esqueça de compartilhar com seus amigos e nas redes sociais! Juntos, podemos incentivar mais discussões sobre o futuro do nosso planeta e como cada um de nós pode fazer a diferença. Vamos nessa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *