Você sabia que uma das maiores empresas de abastecimento de água e esgoto do Brasil acaba de tomar uma decisão que pode impactar diretamente a vida de milhões de pessoas? Na terça-feira, 12 de novembro de 2024, a Sabesp anunciou o cancelamento de suas projeções de investimentos para os próximos quatro anos, totalizando uma quantia que chegava a impressionantes R$ 47,4 bilhões. Mas o que isso realmente significa para nós, cidadãos?
Esse investimento tinha como objetivo a expansão e melhoria dos sistemas de água e esgoto, assim como a inclusão de milhares de novas ligações. Contudo, a empresa justificou essa decisão como parte de um “realinhamento de suas políticas internas”, especialmente após a recente privatização sob o controle do grupo Equatorial. O que isso nos diz sobre o futuro do saneamento no Estado de São Paulo?
A nova administração está repleta de incertezas, e a falta de novas estimativas de investimento ou clareza sobre o que esse realinhamento realmente implica deixa a população em um estado de alerta e preocupação. Como ficamos diante dessa situação? Você acredita que a privatização pode trazer melhorias para os serviços prestados pela Sabesp ou será um retrocesso?
Vamos discutir! Aqui, sua opinião é fundamental. Já vivenciou dificuldades com os serviços de água ou esgoto na sua região? O que você espera da nova gestão da Sabesp? Compartilhe suas ideias nos comentários e não esqueça de compartilhar este post com seus amigos. A sua voz pode fazer a diferença nesse debate tão importante!